A Genetropic | Quem Somos
 
 
 
Nossa história

As raízes

Seria impossível descrever o histórico da Genetropic sem nos remeter às origens e à própria história de vida de seu idealizador Jairo Ferreira Lima.

Jairo nasceu e morou até os 13 anos de idade numa fazenda no município de Colômbia na região de Barretos, estado de São Paulo.

Ali naquela fazenda que atuava na pecuária de corte e exclusivamente no segmento de cria, pastejavam mais de 8.500 vacas criadeiras numa área de quase 11.000 hectares dentro da qual se distribuíam 1 sede e 4 retiros. Jair Ferreira Lima, pai de Jairo, desde os 21 anos de idade era o capataz, ou seja, o responsável e coordenador de todo o rebanho, seus respectivos manejos e mais de 40 peões.

A saga

Quando Jairo completou o ciclo básico na escola rural, em 1970, seu Jair deu segmento ao seu objetivo maior e o levou para Barretos onde deveria trabalhar e dar sequência a seus estudos.

Objetivos perseguidos e esforços pessoais e familiares somados em 1985 Jairo já era industrial em Sertãozinho/SP.

O retorno

Em 1994 Jairo, então com 35 anos de idade, retornou as raízes agora conciliando as atividades de industrial do setor metalmecânico com o de agropecuarista, sendo que neste optou por atuar na pecuária comercial de corte exclusivamente no segmento de cria, ou seja, confirmava-se a frase daquela canção; “você verá que é mesmo assim, a história não tem fim”.

A experiência

O projeto era produzir matrizes zebuínas com alto grau de habilidade materna, cruzando fêmeas Nelores com touros Tabapuã e sobre suas melhores filhas, agora Tabanel, utilizar touros com predominância de sangue taurino e com o propósito de obter cruzamento industrial à campo.

Foram testadas as raças Caracu, Brangus, Blonde D'Aquitaine e Montana até chegar no Senepol, sendo que só a partir desta última raça se obteve o animal desejado com alta adaptabilidade, precocidade produtiva, fertilidade, habilidade materna, docilidade, caráter mocho, padronização, etc.

A decisão

Foi à partir da experiência bem sucedida com o Senepol no cruzamento industrial à campo que Jairo decidiu, em 2003, que passaria a ser selecionador desta raça tão especial, convencido da melhor forma possível, ou seja, pela experiência própria e comprovada na prática, no campo.

A partir de 2005 foi adquirida a Fazenda Gratidão no município de Prata/MG visando sediar a Genetropic Agropecuária Ltda. onde seria instalada toda a infra-estrutura necessária para o completo desenvolvimento do projeto que visava exclusivamente selecionar a raça Senepol.

ß  VOLTAR PARA A PÁGINA ANTERIOR
Cadastre e receba as nossas novidades
  ® 2013 | Genetropic Senepol | Todos os direitos reservados
Rodovia BR-153 km 99 + 8 | Prata | MG
Fale Conosco | Fone (16) 99159-9095 | jairo@genetropic.com.br