Raça Senepol Características

Resistência

A adaptabilidade ao clima tropical vem do pelo zero e vermelho, pele escura. O pelo zero dá condição dele dissipar calor. Já que sua seleção natural na Ilha foi para caminhar muito, conserva mais energia desta maneira, sem esforço excessivo na respiração. Com isso, o animal não precisa buscar sombras ou consumir água em grandes quantidades para suportar o clima, também porque sua glândula sudorípara apresenta uma morfologia que evita a retenção de suor, dando a ele mais conforto térmico para suportar a exigência de qualquer clima. Isso tudo é resistência, o que lhe confere maior proteção, inclusive, contra parasitas e algumas doenças.

Temperamento

O Senepol foi criado solto em Saint Croix e vem daí o seu temperamento dócil. Na ilha não há cercas e isso permitiu amplo convívio do rebanho com os habitantes locais. Essa docilidade também está associada ao caráter mocho predominante do Red Poll no cruzamento com vacas N´Dama, o que favorece o manejo na relação com seres humanos e entre os próprios animais – sem os riscos que animais aspados correm de lesões em disputas por espaço, por exemplo, o que causa prejuízos no abate. Esse atributo é de alta a média herdabilidade e foi transmitido ao longo dos anos de geração em geração, dando à raça essa condição natural de mansidão que favorece outras características positivas.

Produtividade

A mais abrangente e até lucrativa consequência do bom temperamento é aumento de produtividade, ligado à melhor conversão de tudo o que ingere. No Brasil, como em outros países onde o Senepol se encaixou tão bem na pecuária, selecionadores tiveram a preocupação de explorar a capacidade dos animais de ganhar peso e conquistar uma terminação de carcaça adequada. A consolidação da equação genótipo = fenótipo + ambiente desenhou no Senepol a ossatura forte e a musculatura evidente, que permite o touro de buscar a vaca com mais saúde e, consequentemente, maior libido. Também em função do sistema solto de criação, os animais se submeteram a longas caminhadas na ilha, o que ajudou até a moldar também o seu frame moderado, muito desejado na pecuária brasileira para reprodução a campo.

 

Precodidade Sexual

Sendo o Senepol um taurino, a precocidade sexual é uma realidade em machos e fêmeas da raça. A seleção para essa característica já encontrou garrotes com andrologia positiva aos 14 meses e, portanto, aptos à reprodução. E ainda novilhas que apresentam cio natural muito jovens e podem iniciar em desafio a sua vida reprodutiva a partir dos 12 meses, conforme necessidade e oportunidade.

Carne

No objetivo final da pecuária, a carne, o Senepol também apresenta grande benefício, medido em abates técnicos e análises de órgãos que atestaram essa qualidade nos principais cortes, comparando com outras raças e cruzamentos. No rendimento das peças, sobretudo na região posterior, onde estão as carnes consideradas mais nobres, as medições de carcaça do meio-sangue Senepol apresentaram vantagens. Nas medições específicas de qualidade, ganharam também em maciez, suculência e sabor, documentados em relatórios assinados por conceituados técnicos de diversas instituições.

Heterose

O choque de sangue provocado no cruzamento do Senepol com fêmeas zebuínas é evidenciado nas estatísticas de bezerros desmamados em média com pesos que podem variar entre 260 e 300 quilos (machos e fêmeas), ou seja, em sua grande maioria com o ideal índice de 50% do peso das mães. Esse poder vem do vigor híbrido pela fixação de genes dos pais, podendo o Senepol padronizar rebanhos comerciais no meio-sangue ou até no tricross sobre F-1 com outro taurino. Isso pode render até 30% a mais de produtividade, segundo estudos encomendados pela ABCB-Senepol com renomadas instituições nacionais e estrangeiras.

 

Fertilidade / Habilidade Materna

Com facilidade na locomoção, cascos fortes e bem repartidos, boca larga e narinas dilatadas, o equilíbrio na saúde do Senepol resulta em maior condição reprodutiva. O touro Senepol selecionado é capaz de cobrir vacas no pasto e estatisticamente tem apresentado bons índices de prenhez, trabalhando por mais tempo na fazenda e, consequentemente, proporcionando maior retorno econômico. A fêmea, por sua vez, dá um bezerro ao ano e também é capaz de produzir por mais tempo - é comum ver vacas Senepol parindo ainda entre os 15 e 20 anos de vida, com boa produção de oócitos. Além disso, a fêmea se mostra excelente mãe, produzindo leite suficiente para desmamar bezerros em condições de desenvolvimento que se enquadram na pecuária de ciclo curto.

 

 

Resumo das
Características

  • Adaptação ao clima tropical;
  • Pelo Zero;
  • Resistência a parasitas;
  • Boca larga;
  • Narinas dilatadas;
  • Frame adequado;
  • Caráter mocho;
  • Temperamento dócil;
  • Ossatura e cascos fortes;
  • Libido;
  • Precocidade sexual e de acabamento;
  • Fertilidade;
  • Habilidade materna;
  • Heterose.

 

Dúvidas
Fale conosco

Em breve retornaremos o contato *Campos obrigatórios

Novidades
Lista de
transmissão

INSCREVA-SE

Inscreva-se em
Nossa newsletter