O Programa de Avaliação e Melhoramento Genético Genetropic Senepol (PAGEN) nasceu em 2015 como forma de complementar a qualificação de cada animal identificado como superior na Fazenda Gratidão para colocá-lo no mercado.
Durante os primeiros dez anos de seleção, a Genetropic já colhia os dados de todos os animais nascidos em seu rebanho, frutos de uma criteriosa escolha dos acasalamentos, que no princípio da seleção usava sêmen de touros raros e exclusivos do investimento de Jairo Ferreira Lima em material genético superior fora do Brasil e, depois, dos já identificados dentro do rebanho nacional. As mães eram fornecedoras de embriões também selecionadas pela Genetropic e por parceiros que ajudaram a introduzir e popularizar a raça no País.
A partir de 2011, com o ingresso no Geneplus-Embrapa, a Genetropic passou a fornecer dados para o programa oficial da raça Senepol, que Jairo Ferreira Lima, inclusive, incentivou que se tornasse o norte para os selecionadores junto à associação de criadores.