A Genetropic Quem Somos
Início As raízes

Início
As raízes

Seria impossível descrever o histórico da Genetropic sem nos remetermos às origens e à própria história de vida de seu idealizador, Jairo Ferreira Lima.

Jairo nasceu e morou até os 13 anos de idade numa fazenda no município de Colômbia, na região de Barretos/SP, filho de seu Jair e dona Carmem e irmão de Joel e Jair Júnior. Ali, naquela fazenda que atuava na pecuária de corte e exclusivamente no segmento de cria, pastejavam mais de 8.500 vacas criadeiras, numa área de quase 11.000 hectares dentro da qual se distribuíam uma sede e quatro retiros.

Jair Ferreira Lima, pai de Jairo, desde os 21 anos de idade era o capataz, ou seja, o responsável e coordenador de todo o rebanho, seus respectivos manejos e mais de 40 peões que ali trabalhavam.

  • A saga

    Quando Jairo completou o ciclo básico na escola rural, em 1970, seu Jair deu seguimento ao seu objetivo maior e o levou junto com o irmão Joel para Barretos, onde deveria trabalhar e dar sequência a seus estudos.

    Objetivos perseguidos e esforços pessoais e familiares somados para a conclusão de todas as etapas, em 1985 Jairo já era industrial em Sertãozinho/SP.

  • O retorno

    Em 1994, Jairo, então com 35 anos de idade, retornou às raízes, agora conciliando as atividades de industrial do setor metalmecânico com o de agropecuarista, sendo que neste último optou por atuar na pecuária comercial de corte, exclusivamente no segmento de cria, ou seja, confirmava-se a frase daquela canção; “você verá que é mesmo assim, que a história não tem fim”.

  • A experiência

    O projeto era produzir matrizes zebuínas com alto grau de habilidade materna, colocando touros Tabapuã para cobrir vacas Nelore e, sobre suas melhores filhas Tabanel, utilizar touros com predominância de sangue taurino e com o propósito de obter cruzamento industrial a campo.

    Foram testadas as raças Caracu, Brangus, Blonde D'Aquitaine e Montana, até chegar no Senepol. Foi somente a partir desta última raça testada que se obteve o animal desejado, com alta adaptabilidade, precocidade produtiva, fertilidade, habilidade materna, docilidade, caráter mocho, padronização, entre tantos outros benefícios.

A decisão

Foi a partir da experiência bem sucedida com o Senepol no cruzamento industrial a pasto que Jairo decidiu, em 2003, que passaria a ser selecionador de uma raça tão especial, que tinha entrado no País oficialmente três anos antes. Ele estava convencido da melhor forma possível, ou seja, pela experiência própria e comprovada na prática, com resultados favoráveis no campo.

Em 2005, foi adquirida a Fazenda Gratidão, no município de Prata/MG, visando sediar a Genetropic Agropecuária Ltda. Ali seria instalada toda a infraestrutura necessária para o completo desenvolvimento do projeto que visava, exclusivamente, selecionar a raça Senepol.

Jairo Ferreira Lima foi buscar informações cada vez mais aprofundadas sobre que genética seria mais condizente com o seu projeto de seleção. Fez parcerias com criadores que já tinham experiência na raça e Grama 970 foi a primeira doadora na qual teve participação para tirar embriões. Rapidamente, ele formou um time de doadoras que começaram a tirar produtos que viriam a se destacar no rebanho nacional.

Desde então, Jairo se lançou à frente de projetos de fomento da raça, unindo forças e esforços para avolumar o rebanho de Senepol no Brasil. Viajou algumas vezes a Saint Croix, berço da raça, para conhecer de perto as origens do taurino que virou objeto de seu trabalho e trocar informações com criadores estrangeiros, bem como aos Estados Unidos, onde foi buscar mais e mais conhecimento para fortalecer o seu projeto.

Ajudou a fundar o grupo Parceiros do Senepol junto a outros dois criatórios e, em pouco tempo, passou a ter mais de 40 fazendas brasileiras integrantes. No início, todos os eventos técnicos e comerciais, inclusive leilões, eram feitos pelo grupo, liderado por Genetropic, Grama Senepol e Santa Helena.

Foi durante a existência do grupo que a Genetropic se tornou referência em seleção, conquistando durante vários anos o pódio do maior e mais importante teste de performance da raça no mundo, o programa Safiras do Senepol, que ganhou premiação internacional pela sua relevância. Isso fez com que a Genetropic fosse buscada para ser base de muitos criatórios no Brasil.

Foram as doadoras classificadas Safiras ao longo da história que ajudaram a apurar o rebanho da Genetropic e o acasalamento delas com touros raros e exclusivos dos botijões da Fazenda Gratidão originou um grande número de touros depois multiplicados na forma de sêmen por vários criadores, inclusive de gado comercial.

A liderança

Na lista, que se encontra no histórico de reprodutores da Genetropic neste site, surgiram nomes como Caribe 35 da Genetropic, Vale 15, Vale 616, Tropical 12, entre tantos outros, que foram produzindo filhos e netos que também tiveram e têm importância no desenvolvimento da raça. E que tornaram a Genetropic único criatório a liderar por 5 anos consecutivos o Sumário Embrapa-Geneplus, oficial da raça no Brasil (de 2014 a 2018). Entre as fêmeas, o primeiro sumário genômico da raça também teve como NÚMERO 1 a doadora GENE Furna 281, em 2019.

Uma vez consolidada a marca de uma genética de alta funcionalidade no campo, a Genetropic não parou de inovar e beneficiou o mercado com modalidades de negócios que levam algumas vantagens, que estão listadas em páginas internas desse site, como na do PVP Genetropic, criado em 2017 como ferramenta de acesso à genética produtiva para os trópicos de forma simples e lucrativa, já que a comercialização é feita a preço fixo, sem comissão para o comprador.

Jairo Ferreira Lima passou por cargos importantes dentro da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB-Senepol), sempre deu e dá sua contribuição para a manutenção da importância da raça e segue atuando de forma a colocar à disposição da pecuária apenas aquilo que ele confia para produção sustentável de carne a campo, a grande aptidão do Senepol e da Genetropic.

História
Linha do tempo

1958
1972
1978
1984
1994
1996
2003
2005
2011
2014
2015
2017
2018
2019
Nasce Jairo Ferreira Lima, filho de seu Jair, capataz em uma fazenda de 11 mil hectares e 8.500 vacas na cidade de Colômbia/SP
Jairo sai para estudar em Barretos, mas rodava todos os finais de semana 32 quilômetros até a fazenda para ver o pai manejar e comandar o rebanho. Foi assim que aprendeu a lida e a selecionar.
Formado técnico em mecânica, Jairo se muda para Sertãozinho para assumir seu primeiro emprego em uma grande empresa de máquinas, porém nunca deixou de acompanhar a evolução da fazenda.
Jairo se torna industrial em Sertãozinho/SP, assumindo aos 26 anos de idade a parte de um dos sócios que deixou a empresa Gascom, que ele dirige até os dias atuais.
A volta para o campo, para ficar próximo daquilo que sempre esteve no seu sangue, aconteceu em um arrendamento que ele usou no Triângulo Mineiro para cruzar Tabapuã com vacas Nelore, que seu pai já fazia no trabalho.
Com a morte de seu Jair, Jairo decide manter a atividade pecuária com novos propósitos e passa a fazer testes de cruzamentos para encontrar o boi ideal.
Depois de algumas gerações de testes, a última raça testada foi o Senepol, que neste ano passou a ser objeto de seleção da então criada Genetropic.
Adquirida a Fazenda Gratidão, no município de Prata/MG, onde ele desenvolveu desde então o rebanho que se tornou referência no Senepol do Brasil e de onde nunca mais parou de selecionar.
Genetropic entra para o programa Geneplus-Embrapa, que incentivou na associação se tornar o programa oficial da raça.
Genetropic conquista o primeiro dos 5 anos consecutivos o NÚMERO 1 do Sumário Embrapa-Geneplus de touros com o reprodutor GENE VALE 15, que se manteve no topo até 2017.
Criado o Programa de Avaliação e Melhoramento Genético Genetropic Senepol.
Criado Programa de Venda Permanente Genetropic Senepol.
TROPICAL 12 da Genetropic conquista a liderança do Sumário de Touros Geneplus-Embrapa, sucedendo GENE VALE 15 como número 1 da raça.
GENE FURNA 281 aparece como NÚMERO 1 do primeiro sumário genômico do Geneplus-Embrapa, confirmando a superioridade da seleção Genetropic.
img-1958.webp
img-1972-2.webp
img-1978.webp
img-1984.webp
img-1994-2.webp
img-1996.webp
img-2003.webp
img-2005.webp
img-2011.webp
img-2014-2.webp
img-2015.webp
img-2017.webp
img-2018-2.webp
img-2019-2.webp

Galeria
Veja algumas fotos

Ver galeria completa

Dúvidas
Fale conosco

Em breve retornaremos o contato *Campos obrigatórios

Novidades
Lista de
transmissão

INSCREVA-SE

Inscreva-se em
Nossa newsletter